Olá Amigos, no segundo post do dia, aproveitando que, por enquanto, o Guilherme e a Cristiane estão dormindo, venho aqui contar-lhes sobre a minha participação na 54ª Corrida de São Silvestre de Pratápolis, a Mais Tradicional de Minas Gerais e a 9ª Mais Antiga do Brasil!!!
Como a grande maioria dos amigos já sabem, o meu Guilherme nasceu na véspera da Volta Internacional da Pampulha, o que já estava mais ou menos programado, e que devido a isto não poderia participar da tradicional corrida de São Silvestre, que acontecerá na cidade de São Paulo, às vésperas do Reveillon, no dia 31 de dezembro! Então, pra não falar que não corri a São Silvestre, fui eu, hoje, a Pratápolis, pequena cidade próxima a Passos, já quase na divisa com o Estado de SP! Já ciente de que era uma prova relativamente curta, 7km, mas com um altíssimo grau de dificuldade, comparado às provas de montanha, por isso a citação do "Mountain Do", no título! Outro ponto que poderia ser então desanimante, é que a prova é composta por mais de 80% de seus participantes, de atletas de ELITE, devido à alta premiação para os 5 primeiros (não me lembro exatamente os valores, mas o 1º ganhava R$2000,00!!!) e poucos pangarés, como eu!!! Mas, como para um TwittersRun não existe desafio impossível, lá fui eu !!!
![]() |
Pronto para a largada, e devidamente uniformizado! |
Logo na Largada vi que seria um dos últimos a cruzar a linha de chegada, mas o objetivo era só esse: Cruzar a Linha de Chegada, não importa qual fosse o tempo ou a colocação! Assim que largamos já se formou um pelotão enorme na frente, com a ELITE brigando pelos espaços e foram sendo separados, os Pangarés dos Corredores! kkkkkkk Eu, claro, mesmo como "Queniano da O2" (kkkkkkk de novo), fui ficando no grupo de trás, devido às noites sem dormir por causa do meu Gui e pelos 91kg que arrasto quando vou correr!
Mas, nunca vi uma corrida com tanta subida, e é subida mesmo! Amigos @nathrea, @andretuma, @jussaratuma, @yurifr, e demais que já correram em Ribeirão Preto, aos arredores do Pq Dr. Luiz Carlos Raya, aquilo ali é um paraíso para os corredores, perto do "Mountain Do" Urbano de Pratápolis!!! hehe
Sofri, sofri, e sofri com dores na coluna desde o Km 2, pois carregar o meu Gui o dia inteiro, tendo um probleminha de bico de papagaio, não é fácil, e ainda mais escalando! Acho que fiz um Biathlon diferente, com corrida e escalada! Hj tive que fazer uma coisa que nunca imaginei numa corrida, caminhei por 300m numa subida, no Km 4, que deveria ter pelo menos uns 25% de inclinação, sem sacanagem!!! Pena que tava tão arregaçado que nem pensei em tirar foto! Depois do km 5, ficou mais fácil, pois as subidas acabaram! Mas até aí já tinha feito uns 3km de subidas (SUBIDAS mesmo) dignas de provas de montanha!!! E ao final da prova ainda ajudei um amigo de Furnas, a completar a sua prova em tempo recorde para ele, o que me deixou muito feliz! Chegamos juntos em 37'13", bem acima do que esperava, mas abaixo do que a prova oferecia! kkkkk
PONTOS POSITIVOS: Só vi um! O que deu de 10 a 0 na São Silvestre original, de São Paulo. Todos que completaram a prova, receberam troféus, e não medalhas! E ao final da prova! Após correrem e completarem o percurso!
![]() |
Já em casa, com meu Troféu, indo para a Galeria de Corridas, Futebol e trabalhos como Treinador!!!! |
![]() |
Troféu de Concluinte da 54ª São Silvestre de Pratápolis! |
PONTOS NEGATIVOS: ah, esses foram muitos! A começar pela Largada.. O tapete de cronometragem só foi colocado para a chegada, o que pode dar diferença no Tempo Líquido (sem problemas para mim, mas problemático para quem brigava pelos primeiros lugares das categorias)! /// Ah, isso também não foi problema, pois diferente do que dizia no regulamento, presente no site da prova, não houve premiação para os 3 primeiros de cada categoria, o que gerou muita revolta, principalmente dos mais velhos, que só compareceram pois haveria premiação por faixa etária! /// Hidratação: em 7 kms, com muitas subidas, só houve água no km 4, e quente! Nem preciso falar mais nada, né... Como já sabia disso, corri com uma garrafinha de água meio congelada pra suprir minha sede, pois como disse, ainda sou pangaré! /// Camisa do evento: para fazer uma camisa como a que foi dada, é melhor não fazer! Puro TNT, camiseta horrível! /// Marcaram a retirada dos kits (com o chip) entre 7 e 9 h do dia da prova (domingo); cheguei no local às 8h e nem havia estrutura montada ainda! /// Ainda houve outros problemas que no momento não me vêm à cabeça... Acredito que é por isso que os corredores da região não prestigiam o evento, como deveria ser... Assim como a Yescom, eles também não têm como foco os corredores, e sim, o evento...
Mas diante de tudo isso acima citado, foi uma prova que me trouxe grande aprendizado, como não desmerecer o percurso e auxiliar quem necessite de apoio durante a prova! Fechei em 106º, de 140 e alguns corredores, mas muito feliz, pois encerrei bem o ano de 2010!
Em um próximo post, farei um levantamento do meu ano de 2010! Até o momento, o melhor ano de minha vida! O primeiro de muitos nas corridas, o primeiro como pai, como blogueiro, twitteiro e TWITTERSRUN!!!! FANTÁSTICO !!!!
Abraço a todos e obrigado tb pela audiência!!! kkkkkkkkkkkkkk